terça-feira, abril 08, 2014

Desabafo no Facebook.








Falando em livrarias, notei que há umas 3 semanas estão desesperados tentando vender um especial "50 ANOS DO GOLPE MILITAR, QUE COLOCOU A DITADURA MAIS BRUTAL, SANGUINÁRIA, VIOLENTA, CARNICEIRA, COMEDORA DE CRIANCINHAS E INIMIGA DA ESQUERDA ANGELICAL NO PODER PELOS MILITARES FASCISTAS FINANCIADOS PELA CIA ESTADUNIDENSE", muito bem, muito bem, aquela papagaiada em moto perpetuo que ouvimos sempre de nossos professores trotskystas que parecem uma vitrola com disco do Vandré riscado causando looping infinito até que se torne verdade. Mas vem cá, tem ALGUMA COISA sobre a ditadura que você ainda não saiba? Você, que é um cara culto, fodão, fez faculdade pública (logo, vamos admitir de uma vez, é meio riquinho classe B pra cima) e cursinho e estudou História e lê a "Folha-se" - seja um cara mais prog ou um cara mais coxinha?


Porque, sério, a ditadura que matou em 21 anos menos do que Che Guevara matou sozinho em um ano, a ditadura anos de chumbo que em duas décadas legou um saldo de mortos de 1% (sem brincadeira) do que o índice de homicídios de um aninhozinho de merda do PT no poder, tem mais livros a respeito dela do que, sei lá, gente que ela matou, perseguiu, torturou, prejudicou (e depois alçou ao poder total com pompas de "lutei contra a ditadura", sem nunca dizer que lutou a favor de OUTRA ditadura incontavelmente pior).

Tem livro sobre a ditadura, sobre a crítica da ditadura, sobre o revisionismo da ditadura, sobre os anos de chumbo da ditadura, sobre os militares na ditadura, sobre os civis na ditadura, sobre os papagaios na ditadura, sobre os ditadores na ditadura... e parece que a produção cultural brasileira parou ali, antes do Fifi. Sério, tem algum livro de literatura decente no Brasil hoje? Alguma coisa que não seja "sobre a ditadura"? Parece que tem Alexandre Soares Silva e Cristóvam Tezza, não sei se alguém mais escreve sobre nossa realidade - e a ditadura já acabou há mais tempo do que ela durou.

O melhor é livro sobre a "ânsia da classe média por soluções autoritárias" na ditadura. Já ouviu falar em gente que vota no PT, fio? Já ouviu falar de gente que VOTA num partido que expulsa jornalista gringo, mata dois prefeitos do próprio partido, quebra sigilo de caseiro pra evitar denúncia e não tem um FILHA DUMA DILMA na blogosfera financiada para lutar pelo pobre contra o rico da equação, num partido que escangalha a Petrobras (sério, TENTE falir uma petrolífera; TENTE; sei lá, queime petróleo, rasgue dinheiro, mande as paredes dos escritórios serem pintadas pelo Romero Britto, sei lá, você não vai CONSEGUIR falir uma petrolífera), depois de anos falando "nossa, que horror, querem tucanar a Petrossauro, já pensou que horror será pro brasileiro?", um partido de Marco Civil da Internet, de Controle Social da Mídia, de blogosfera progressista, amigo de Chávez, de Fidel Castro, de Maduro, de Ahmadinejad, que chama Kadafi de "meu amigo, meu irmão, meu líder", que tentou abrir embaixada em Pyongyang... nooooooooossa, mas a classe média coxinha, essa é autoritaríssima, cara, você não viu as velhinhas saudosas da ditadura chamando o golpe militar de "revolução"?! Um pe-ri-go para o país!!

Aí eu vejo que somos mesmo de um capirismo atroz - você fala pro brasileiro sobre as verdadeiras ditaduras do mundo nas décadas de 60 e 70, fala de Primavera de Praga e o cara nem sabe do que você tá falando, fala de Ceaușescu e ele acha que era algum patinador, fala de Pol-Pot e ele diz "eu não gosto de nenhuma ditadura" como se você estivesse falando de coisas equivalentes e da mesma categoria, e a única solução possível mesmo é falar, meu, sério, vai estudar com algum historiador minimamente menos mongolóide do que Hobsbawm ou esses lixos de História do Brasil porque, sério, vocês ainda não sabem NAAAAAAAAAAAAAAAAAADA sobre o séc. XX.

E falta coisa na ditadura. Não é revisionismo, mas dá pra falar de muita coisa que as pessoas ainda não sabem. Por exemplo, que a tal Marcha da Família com Deus pela Liberdade foi TRAÍDA pelos militares, já que o prometido era eleição no ano seguinte e Carlos Lacerda seria presidente facinho e esse país aqui seria coisa séria, não "nossa, mas o Lula tirou 200 milhões de brasileiros da miséria absoluta e hoje estão todos operando na Bolsa e somos igual Singapura com 10% de milionários, enquanto FHC vendeu as teles e nosso minério, hoje em dia não temos telefone". Quem vai contar isso pro povão e pros intelectuerdas de Facebook?

Ou que tal alguma ficção realmente gente grande? Sei lá, uma biografia de Che Guevara vindo pra cá conversar com o Jânio Quadros, aí o Jânio admite que tá dando medalha pra ele só pra sacanear, Che dá uma olhada pelo Brasil industrial e urbano e fala: "putz, banho, aqui é tomável", aí ele se aproxima de um caboclo líder estudantil (a segunda pior profissão do mundo depois de degustador de esperma - ou, sei lá, talvez a pior mesmo) que na época estava do mesmo lado dele, José Serra, e os dois começam a ver que esse papo de comunismo é o cacete, aí o Che vem pro Brasil e funda o PSDB junto com o Serra e eles mandam esse papinho de DCE pra PQP e hoje estariam todos do PSOL "nem sou tão radical assim, veja o PCO" xingando muito no Twitter que Che Guevara é fascista, interventor, colocou a PM na reitoria da USP, que é um braço direito (sic) de José Serra, que precisamos de um DCE livre democrático representativo para os estudantes e, claro, estariam pedindo cota contra a dupla anti-estudantes Serra e Che, esse racista de merda elitista que só favorece a burguesia e manda prender os líderes estudantis degustadores de esperma da década de 2010 porque é homofóbico e ditador e somos todos presos políticos da reitoria.

Tão vendo, gente? Não precisa de grandes volteios imaginativos e genialidade, dá pra inventar o roteiro inteiro enquanto faço uma piadinha de merda no Facebook. Sei lá, custa tanto assim virar a página, ver que precisamos falar de uma caralhada de coisas do Brasil e do mundo que não se resumem a "classe média fascista quer impedir o comunismo e os militares só pensam em poder, e um mito bobo de olavete acreditar que o comunismo é uma ameaça no Brasil, portanto vamos votar nos comunistas contra a classe média católica branca coxinha"?

Claro, vi que todos os livros da ditadura fazendo coleção nas livrarias estão rigorosamente, como dizer?, ENCALHADOS. Passou a semana passada inteira, com todas as revistas falando "MEIO SÉCULO DO GOLPE QUE MUDOU O BRASIL E NOOOOOOSSA SE VOCÊ NÃO TÁ ATUALIZADO DAS ÚLTIMAS DESSE GOLPE VOCÊ NÃO É INFORMADO" e todo mundo pouco se fodeu bonito, não teve salva de tanques explodindo sede do PT no Exército, teve um bate-boca entre Bolsonaro e uns cubanófilos que "nossa, calaram a boca do Bolsonaro, esse homofóbico terrível, ainda bem que só gostam do Fidel Castro" e o resto foi só "é, então, um dia como qualquer outro".

Talvez meio século depois vocês entendam que o Muro de Berlim caiu, que o problema do mundo se chama KGB e não imperialismo estadunidense (não me lembro de ele ter invadido a Criméia nos últimos anos) e que, afinal, existe mais coisa no mundo além de "ditadura militar e sua classe média saudosista torturadora fascista".

Nenhum comentário: