sábado, março 16, 2013

Prefeito Petista, lava as ruas da cidade com chorume.








Prefeito Petista, lava as ruas da cidade com chorume.
por Enio Noronha Raffin -(mafiadolixo.com)




O prefeito Luis Fernando Schmidt (PT) da cidade de Lajeado, no Rio Grande do Sul, escolheu a empresa privada W.K.Borges & Cia Ltda para operar a coleta de lixo e outros serviços de limpeza urbana do município, sem licitação pública, dito por emergência. O contrato chega a R$ 529.000,00 por mês com prazo de 120 dias. Um aumento de 113% em relação ao contrato anterior prestado pela empresa Urbanizadora Lenan Ltda.




O jornal “A Hora do Vale” que circula naquele município e região, publicou em 14 de março desse ano, matéria na capa do veículo de comunicação, que tem por título “Custo da limpeza urbana sobe 113% com nova empresa”






Abaixo do texto, ainda na capa desse jornal, a editoria fez inserir uma fotografia onde aparece um caminhão coletor de resíduos sólidos domiciliares (LIXO), e três colaboradores garis da empresa W.K.Borges & Cia Ltda (que pertence ao grupo K. Borges de Porto Alegre, que também é dono da Mecanicapina Limpeza Urbana Ltda), que passou a operar a coleta de lixo de Lajeado, por apenas 4 meses.

A fotografia do profissional Ricardo Moraes, inserida na capa do jornal “A Hora do Vale”, dessa quinta-feira (14) mostra que a empresa W.K.Borges & Cia Ltda já está descumprindo o contrato emergencial em diversos itens.

Vejamos a fotografia em questão.



Os trabalhadores garis que integram a equipe do caminhão coletor de lixo, com placa IBT7111, estão sem o material de proteção individual. O Ministério Público do Trabalho deve ser noticiado para que tome as devidas providências, em face da constatação da irregularidade em Lajeado.

Luvas não existem. Inacreditável!!! Colocam os garis em risco de um acidente ainda nos primeiros dias da operação da coleta de lixo na cidade de Lajeado.

Ministério Público do Trabalho deve agir rápido antes que aconteça um acidente com os trabalhadores garis (conhecidos também por coletores).

O que a FISCALIZAÇÃO da Prefeitura de Lajeado não notou, assim como também não viu o prefeito Luis Fernando Schmidt, é que a empresa W.K.Borges & Cia Ltda por meio desse caminhão coletor está lavando com CHORUME as ruas e avenidas da cidade.

CHORUME: líquido altamente poluente, de cor escura e odor nauseante, originado de processos biológicos, químicos e físicos da decomposição de resíduos orgânicos.




Basta olhar para a fotografia publicada no referido jornal, e ver que no lado direito do caminhão coletor de lixo, escorre uma cascata de CHORUME, e se espalha no piso de trafegabilidade dos veículos que por lá circulam em Lajeado.

Basta consultar o Código Nacional do Trânsito para saber que já é passível de multa.

Lavar as ruas e avenidas com CHORUME é também crime ambiental, e a Lei brasileira retrata muito bem o caso em questão.

A prefeitura de Lajeado aumentou em 113% os serviços de limpeza urbana, e o prefeito Luis Fernando Schmidt justifica que se trata de uma melhora na coleta de lixo, mas permite que a empresa contratada sem licitação pública cometa monumental irregularidade?

Ora, como é que a FISCALIZAÇÃO da Prefeitura de Lajeado não detectou essa irregularidade, esse péssimo serviço que a empresa W.K. Borges & Cia Ltda está prestando para os contribuintes da cidade?

Esse veículo coletor não poderia ter iniciado a operação de coleta de lixo em Lajeado. Mas iniciou. E lavou as ruas e avenidas com CHORUME. Será que foi multada pela Prefeitura de Lajeado?






Quem concedeu a ordem de “Início de Serviço” referente ao contrato da W.K. Borges & Cia Ltda, nas condições em que está esse caminhão coletor de lixo, certamente não FISCALIZOU os veículos. Ou estou errado?

O caso não para por aí. Tem muito mais. Na próxima segunda-feira, 18 de março de 2013, vamos trazer aqui para os contribuintes de Lajeado e leitores do site Máfia do Lixo, uma notícia bombástica com relação a contratação da coleta de resíduos domiciliares e outros serviços de limpeza urbana do município. Aguardem.




Nenhum comentário: