terça-feira, janeiro 08, 2013

Prostitutas de 1958, 1962 e 1970 receberão prêmio e aposentadoria do INSS.





Louise Martine Fokken, as gêmeas prostitutas mais velhas de Amsterdã


O Ministério da Cultura, em conjunto com o Ministério do Trabalho e o Ministério da Previdência, aprovaram um prêmio de R$ 100 mil, para as profissionais do sexo que exerceram sua atividades nos anos de 1958, 1962 e 1970, além de um benefício mensal pago pelo INSS. Têm direito ao benefício as ex-prostitutas com renda menor que R$ 3.916,20, que é o valor máximo pago pelo Instituto. Elas, ou seus dependentes (incluindo-se os eventuais cáftens, que provem estabilidade "empregatícia")receberão a diferença entre o teto do INSS e a sua renda mensal.

O ministro da Previdência Social opinou que, pelo que fizeram ao Brasil, as ex-prostituas mereciam até mais do que esse benefício idealizado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Essas ex-prostitutas deixaram um legado fundamental: elas devolveram a autoestima e concederam prestígio internacional ao brasileiro”, fazendo o pais reconhecido internacionalmente como um paraíso da prostituição, declarou. Na mesma linha, o Ministro do Trabalho,destacou que o Estado estava pagando uma dívida em nome de toda a sociedade. “Elas ajudaram a construir a reputação e a imagem que o Brasil tem hoje”.

Dependentes – O benefício pode ser requerido não apenas pelas profissionais do sexo de 58, 62 e 70, mas também por seu eventual esposo ou companheiro (cáften ou rufião) e filhos menores de 21 anos ou inválidos, caso a profissional já tenha falecido. No caso de invalidez, ela deve ser anterior à data em que o(a) filho(a) completou 21 anos. Havendo mais de um beneficiário, o valor do auxílio será dividido entre eles.


A essa altura, muitos estarão achando essa "notícia" algo normal, outros pensarão que chegamos no fundo do poço. Aos que acharam normal, não estão longe da realidade de um país que desde 2003 já se acostumou com corrupção e casos extra-conjugais (mas que afetam o nosso bolso, convém ressaltar). Nos últimos 10 anos o governo vem produzindo escândalos e dilapidando o patrimônio publico e, impressionantemente, o falido quarto poder - a Imprensa - vem sendo um fiel escudeiro de corruptos e corruptores, noticiando o que é bom (para eles) e escondendo o que é ruim (para todos).

É claro que a notícia é falsa, mas quem se surpreenderia se fosse verdadeira? Troque-se as profissionais do sexo pelos jogadores de futebol (uma paixão nacional estupida) e a notícia é verdadeira. (O benefício está previsto na Lei Geral da Copa (Lei nº 12.663), sancionada pela Presidência da República em junho deste ano e que dispõe sobre as medidas relativas aos eventos da Copa das Confederações, em 2013, e da Copa do Mundo de 2014.)

E, pensando bem, as profissionais da prostituição mereceriam muito mais sim, já que não deve ser muito fácil aturar tanta gente ao longo de tantos anos de profissão a troco de pouco dinheiro. Quanto aos jogadores, espero não ver entre os que procurarão esses "direitos", muitos que hoje ainda usufruem das benesses de uma Confederação do Futebol igualmente - e sempre - corrupta. Terão coragem de pedir esse auxilio os senhores Edson Arantes, Zagallo, Carlos Alberto, Rivelino, Leão, Paulo Cesar e Edu? O tempo dirá quem desses terá a coragem de, além de dispensarem esse "favor" com dinheiro alheio, denunciar mais essa farra com a já combalida Previdência Social.


Convém ressaltar que são milhões de brasileiros que trabalham a vida toda e que se aposentam com um salário de fome e ainda são submetidos ao Fator Previdenciário, reduzindo ainda mais seu benefício.

A QUANTAS ANDA A NOÇIMPRENSA

Por outro lado, uma outra notícia foi destaque em jornais e sites em novembro de 2012:

- Câmara aprova saque do PIS/PASEP por idoso de 60 anos


Em 22 de novembro a lei foi levada à sanção da presidencia da República. Como reza a Constituição Cidadã, não assinada pelo Petê - e por isso nem sempre respeitada por eles - a presidente teria 15 dias para sancionar ou vetar. E dai em diante nada mais de destaque sobre esse saque de um dinheiro que também vem sendo usado á revelia do seus reais donos: os trabalhadores.



Mas onde foi parar a tal lei que beneficiaria os maiores de 60 anos? A presidentE em exercício simplesmente vetou, simples assim, sem que fosse preciso desenhar. E quem noticiou o veto? 
Bravos sites como um do Piaui e da cidade de Dourados e... nada mais; afinal o que é bom para o governo se dá destaque, o que é ruim esconde-se.


Do site acessepiaui.com.br:


O Projeto de Lei nº 216/07, do senador Paulo Paim (PT-RS), foi vetado na íntegra pela presidenta Dilma Rousseff. A matéria estabelecia a idade de 60 anos ou mais para o saque da conta individual do Fundo de Participação PIS/PASEP. A idade mínima mantida é a de 70 anos. Razão do veto:

A alteração proposta traria impacto negativo ao patrimônio do Fundo de Participação PIS-PASEP e, consequentemente, aos recursos disponíveis ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), exigindo aportes extras do Tesouro Nacional para a manutenção de programas de desenvolvimento nacional. Ademais, ao alterar a idade para saque das contas individuais, o projeto geraria incongruência em relação às regras de movimentação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

O senador Paulo Paim havia argumentado:

Observa-se que a expectativa de vida do brasileiro, hoje, de acordo com o IBGE, atinge 71,9 anos o que significa dizer que, em média, os trabalhadores não poderão usufruir plenamente os saques efetivados aos 70 anos. Em se tratando da região Nordeste, onde a expectativa de vida é de 69,0 anos, a situação se converte em injustiça maior.



Então, estamos conversados, como bem concluiu a matéria o site acessepiaui::

Se é injusto, a presidenta manteve a injustiça.


Os bravos heróis que têm direito ao prêmio e ao benefício do INSS são:

1958 – Gilmar, Djalma Santos, Bellini, Orlando (morto), Nilton Santos, Zito, Didi (morto), Garrincha (morto), Vavá (morto), Pelé, Zagallo, Castilho (morto), Dino, Moacir, Zózimo (morto), Mauro (morto), De Sordi, Oreco (morto), Joel, Mazzola, Dida (morto) e Pepe.

1962 - Gilmar, Djalma Santos, Mauro, Bellini Nílton Santos, Zito, Didi, Garrincha, Pelé, Zagallo, Vavá, Amarildo, Castilho, Jair Marinho, Altair (morto), Zózimo, Jurandir, Zequinha, Mengálvio (morto), Jair da Costa, Coutinho e Pepe.

1970 – Félix (morto), Carlos Alberto, Brito, Piazza, Everaldo (morto), Clodoaldo, Gérson, Jairzinho, Tostão, Pelé,Rivelino, Ado (morto), Leão, Zé Maria, Marco Antônio, Baldochi, Fontana (morto), Joel Camargo, Dario, Roberto Miranda, Paulo César e Edu.























Nenhum comentário: