sábado, agosto 04, 2012

A Midia, o Ibope, as Pesquisas e a Record.




Que o alvo da Record do bispo do sexo oral e do aborto evangélico era chegar ao topo, isso é inegável. Todas as emissoras querem ser a primeira; é normal. Como fazer para chegar ao topo? Bem, aí a coisa se complica um pouco.

Há uma especie de mercado fechado para a Globo. Assim, ninguém transmite o futebol, mesmo que queira pagar mais pelos direitos de transmissão: a Globo é assim uma espécie de sócia da CBF e das mais importantes federações de futebol do país e portanto tem o direito de veto.

A Record investiu pesado contra a CBF do Ricardo Teixeira e do Havelange; talvez tenha conseguido alguma coisa com as denúncias que todo o mundo sabia, mas que era ignorada por toda a Mídia e, é claro, principalmente pela Globo. A verdade é que Ricardo Teixeira sumiu - não se sabe se por causa da Record -, mas deixou uma amarga herança na CBF; aliás duas: Marim e Andrés Sanchez. Marin em menos de dois meses de gestão aumentou o próprio salário para R$ 160 mil, mais do que os R$ 98 mil que Ricardo ganhava - e que era muito se comparado a alguém que trabalhe -. Já Andres Sanchez está num lugar merecido, afinal como proprietário de diversas empresas fantasmas é natural que chegasse ao topo da fantasmagórica CBF. E, pelo visto, a Record continuará sem poder retransmitir futebol e a Copa; melhor fez e faz a Bandeirantes que fica com as migalhas dos campeonatos aliando-se à Globo e portanto, tendo que engolir qualquer denuncia contra a CBF ou a Globo; mas isso a Band tira de letra.

Mas afinal qual o desejo real da Record ao centrar suas baterias anti aéreas no Carlos Augusto Montenegro, até agora apenas conhecido por ser o dono do Ibope, das pesquisas que ninguém vê, com resultados sempre duvidosos, por vezes errado?

Com a reportagem do Domingo Espetacular, a Record escancara muitas outras propriedades do senhor Montenegro, muitos outros interesses além da manipulação de pesquisas (resumo das denúncias aqui).Como sempre acontece, a Record quando cita o Gravame, coloca na imagem de fundo o Detran SP, embora exista em quase todos os estados. O alvo é declaradamente o governo do Estado de São Paulo, seu governador, seus aliados e, é claro o ex governador e candidato a Prefeitura de São Paulo.

Convém lembrar que Montenegro, em 2010,  antevia uma derrota de Dilma, mas que depois com o apoio do ex-presidente e das Urnas Eletrônicas tudo ficou diferente em termos de eleição; já que em termos de governo continua tudo como antes: corrupção deslavada.




A Record quer fazer de Russomano (o homem da sacolinha de supermercado)o novo prefeito de São Paulo ou quer mesmo ajudar o Haddad? Afinal o Russomano, segundo as pesquisas (cabeça de bacalhau), estava em segundo lugar, a poucos metros de Serra. Se apoia abertamente o Russomano está desprezando o dízimo do governo federal pró Haddad; e bispo recusando dízimo é impensável. Alguma coisa está errada nessa história.

A Record quer ser a primeira nem que seja na marra? A bem da verdade a Record é muito mais parecida com a Globo do que se possa imaginar. A Globo tem novelas, a Record também - e com atores que foram da Globo, com diretores que foram da Globo e com os mesmos temas que servem apenas para denegrir a sociedade - ou o que resta dela -. A Record tem telejornal apresentado por ex-globais, que enaltecem o governo federal, exatamente como a Globo faz. A Record tem Rodrigo Faro que foi Global e se assemelha ao Luciano Hulck; apenas não desmatou nenhum lugar - por enquanto - para construir sua mansão, no resto é igual; falta apenas que o telespectador consumista de mais do mesmo se acostume ou que o Ibope diga isso.

Dias atrás, foi a vez do Datena se irritar com os seu pontos no Ibope. Em dado momento o Datena gritou (seu nível normal) e disse que escreveu para o Montenegro sobre a audiência: mais um tentando ganhar o Ibope na marra? Naturalmente Datena falava do programa de outro puxa saco do governo federal - como ele - o Marcelo Rezende, que veio para dividir a audiência do horário.

Após esse "desbafo" o Datena vem mudando. Enquanto Marcelo Rezende diz que os problemas da criminalidade de São Paulo são culpa do governo estadual - e não da impunidade reinante no país -, o Datena diz exatamente o contrário, mas jamais diria - como nunca disse -que o(a) presidente poderia dar um basta se quisesse. Datena teve a petulância de dizer que a presidente tem se irritado com o número de mulheres assassinadas e agredidas. É claro que Datena não faz a menor questão de dizer à sua audiência que a presidentE é favorável a Cuba, ao Irã e ao aborto (leia aqui).

Passados outros Domingos Espetaculares e sem mais denuncias contra o Montenegro, eis que finalmente, parece que as denúncias surtiram efeito: Russomano, o candidato do Edir Macedo está "tecnicamente" empatado com Serra:



Veja os números do Ibope para a pesquisa estimulada de 03 de agosto de 2012:

Pesquisa estimulada é aquela onde o pesquisador - esse sujeito mais difícil de se ver do que nota de 100 reais caída no viaduto do Chá - mostra um cartão com o nome dos candidatos. 




José Serra (PSDB) - 26% das intenções de voto
Celso Russomanno (PRB) - 25%
Soninha (PPS) - 7%
Fernando Haddad (PT) - 6%
Gabriel Chalita (PMDB) - 5%
Paulino da Força (PDT) - 5%
Ana Luiza (PSTU) - 1%
Carlos Giannazi (PSOL) - 1%
Eymael (PSDC) - 1%
Levy Fidelix (PRTB) - Não pontuou
Miguel (PPL) - Não pontuou
Anaí Caproni (PCO) - Não pontuou
Em branco ou nulo - 14%
Não sabe - 9%

Resumo da ópera: Denunciar um desafeto dá Ibope.

Nenhum comentário: