segunda-feira, julho 30, 2012

OPORTUNISTAS, GRAÇAS A DEUS





Se os EUA são o país das oportunidades - ou foram - o Brasil tem sido, ao longo de sua história, o país dos oportunistas. Começamos com Pero Vaz pedindo a El Rei uma boquinha para seus parentes e terminamos - antes da refundação da ARENA - com a fundação do PSD do prefeito Kassab.

Ao longo da história, não tão longa mas repleta de maracutaias, muitos outros oportunistas apareceram no cenário político brasileiro; da Proclamação da Republica (começando com o proclamador chefe do movimento), passando pela ditadura Vargas (convenientemente escondida pela esquerda recente) e, terminando - será que um dia terá fim? - com a eleição - ou re-reeleição de Lula através da Dilma. 


Pode-se afirmar que o excesso de partidos políticos - ou excesso de oportunistas - é nada mais, nada menos do que, os "oportunistas" se estabelecendo "comercialmente" com direito a verbas públicas, propaganda gratuita na TV e mandatos regiamente pagos; sem nos esquecer de outras facilidades como o enriquecimento ilícito.

A mais nova esperança de uma "direita"- ou a mais recente oportunista - se chama Cibele Bumbel Baginski, gaúcha de 22 anos que organiza o movimento pela refundação da Arena, o partido criado para dar sustentação ao regime militar. Na Veja ela se autodefiniu:

Como surgiu a ideia de refundar a Arena?
Faltam ideologia e pragmatismo na política nacional, os partidos são movidos por interesses e conveniências e não existe direita no Brasil. Queremos oferecer aos brasileiros um partido que represente a genuína direita. Faremos isso assim que reunirmos o número de assinaturas necessárias para obter o registro da Arena, o que deve ocorrer no ano que vem.

Você pretende copiar o ideário do partido original?
Vamos nos inspirar nos fundamentos da Arena, sim. Existe um marketing para dizer que ser de direita é ruim e retrógrado, mas ser de direita é ter respeito às pessoas, é promover mudanças econômicas e sociais de maneira ordeira, sem caos, pensando no progresso do país em primeiro lugar.

O que vocês defendem?
Somos conservadores e nacionalistas. Estruturalmente, seremos uma sigla de alianças, como a original, e abarcaremos outras ideias, como o integralismo, por exemplo.

Por que você acha que o projeto será bem recebido?
As pessoas mais velhas, que têm saudade da Arena, certamente vão gostar. Um general me procurou e elogiou a iniciativa. Os jovens que já buscaram conhecer a história do país também vão abraçar a causa. Meus amigos de esquerda é que não curtiram.

Nas páginas do Facebook ela também se definiu:

- Religião:Católica não praticante (como a maioria dos católicos)
- Preferência política:Monarquia (será? Mas vejamos o que a atrai no monarquismo)
"sim, eu gosto de militarismo, porém sim, eu também gosto das coisas do jeito mais tradicional, e eu ainda quero um título de nobreza um dia porque é bonitinho, ok. não, eu não digo isso sem saber o que falo, mesmo que pareça somente mais um comentário de uma garotinha que não entende de política... é só o meu jeito de lidar com as coisas.
e sim, eu sou a favor de algumas leis mais rígidas ou da velha guarda, porque naquele tempo ou as coisas se resolviam ou alguém levava chumbo... por exemplo, eu gosto do Código Civil Brasileiro de 1916, permitia o duelo... e o mais irônico, ele ficou por aí até 2002, me admira que os juízes não usassem esse dispositivo legal!
pensem o que quiserem, e entendam como quiserem, sobre tudo eu posso dialogar, e é pra isso que estou aqui, afinal se eu fosse uma eremita não teria feito um facebook. beijos"

Cibele Bumbel Baginski tem blogs:
http://ladybaginski.blogspot.com.br/ - http://chamanachincha.blogspot.com.br/ e uma página http://meadiciona.com/ladybaginski onde exibe onde pode ser encontrada em todas as redes sociais.

Tão jovem e tão volúvel politicamente?:

com Olívio Dutra PT

Com Tarso Genro, o execrável ex-ministro da justiça e atual governador do RS
Com Renato Rebelo, presidente nacional do PCdoB

Com Manuela D'Avila do PCdoB

Pelos "amigos" que possui, Cibele se encaixaria perfeitamente num novo PCdoBcomB:


"Eu não sou a pessoa mais legal do mundo, mas eu conheço piores.
Eu não sei falar de mim, mas eu consegui escrever um livro (publicado, fora o resto...).
Eu posso ter um ego maior que eu às vezes, mas as pessoas que me conhecem sabem que eu amo elas.
Eu sou amaldiçoada a transformar meus sentimentos em palavras e se me conheceres talvez um dia faça parte de um de meus livros, mas mesmo assim... não me cobre royalties, ok?"

Será que realmente Cibele tem o perfil da velha Arena? É sentar - em berço esplêndido - e esperar para as primeiras "alianças" políticas se e quando o partido sair da prancheta. 


(*) Apenas lembrando um livro de Zélia Gatai (Anarquistas, graças a Deus).

3 comentários:

EVERSON ANDRADE ADVOGADO OSASCO disse...

E daí que ela tirou fotos ao lado dos esquerdistas?? Ela é muito jovem e está fazendo o que ninguem teve coragem ou vontade de fazer, está fundando um partiodo político de direita, com programa e ideário... O fato de estar sendo ferozmente atacada por militantes esquerdistas e por gente conservadora acomodada no combalido PSDB, no combalido PMDB ou nos 30 partidos picaretas e venais que temos no Brasil, é um bom sinal... dos partidos políticos que conhecemos, não tem nem um para confiar, então, estou disposto a ajudar essa jovem, que certamente não é uma extra-terrestre, nem uma super woman, e,... pode um dia, no passado, ter acreditado em picaretas esquerdistas, como muitos de nós acreditamos, quando tínhamos 19 anos. Força Cibele, somos milhares e daqui a pouco, seremos milhões.

Jurema Cappelletti disse...

Parece que Gisele precisa de TERAPIA. TER-A-PIA CHEIA DE LOUÇA PARA LAVAR.

Mídia Católica disse...

Bom, acreditem, eu também já fui ateu e comunista quando tinha entre 17 e 18 anos, e hoje sou católico e conservador. As pessoas podem mudar para melhor.