domingo, junho 03, 2012

Polônia e Holocausto não combinam


Polônia e Holocausto não combinam.

Polonia exige desculpas de Obama.




Jan Karski nasceu como Jan Kozielewski

Muitas atrocidades do nazismo ocorreram em solo polaco, e Varsóvia há décadas que se empenha em apagar a ideia de que a Polónia teria alguma responsabilidade pelo extermínio de cerca de 6 milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.

"A Casa Branca vai se desculpar pelo ultrajante engano", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros polaco, Radoslaw Sikorski, no Twitter na noite de terça-feira. "É uma pena que a ignorância e a incompetência tenham ofuscado uma cerimónia tão importante", frisou.

Na quarta-feira, acrescentou que não acreditava na má fé de Obama, mas sim num lapso dos redatores do seu discurso.
Ao entregar postumamente a Medalha Presidencial da Liberdade ao combatente Jan Karski, Obama referiu-se a "Campo de extermínio Polonês", deixando a impressão de que a Polônia participou dessas atrocidades.

"O presidente cometeu um erro, ele estava a referir-se aos campos de extermínio nazis na Polónia. Lamentamos essa declaração equivocada, que não deveria diminuir a clara intenção de honrar o sr. Karski e esses bravos cidadãos que ficaram ao lado da dignidade humana perante a tirania", disse Tommy Vietor, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA.

O primeiro-ministro da Polónia, Donald Tusk, também exigiu explicações junto da embaixada dos EUA. O ex-presidente Lech Walesa, único polaco a ganhar o Nobel da Paz, afirmou: "Deveríamos usar essa enorme gafe para assegurar que ninguém, em lugar nenhum do mundo, nunca mais diga isso".

Quem foi Jan Karski

Jan Karski, legendário herói polonês da Segunda Guerra, nasceu em 24 de abril de 1914  e faleceu aos 86 anos em 13 de julho de 2000 em Washington. Membro da Resistência Polonesa, Karski atravessava as linhas inimigas levando informações e mensagens para os aliados.

Mais informações sobre esse herói acesse clicando aqui (em português)ou aqui (English).

Nenhum comentário: