sexta-feira, junho 15, 2012

As escolhas de Lula

As escolhas de Lula.


Lula negocia fim de chuvas em feriados.

(do The i-pPiaui Herald)




PARAÍSO - Animado com sua canonização em vida, o ex-presidente Lula marcou uma audiência com São Pedro para negociar o fim das chuvas nos feriados prolongados. "Nunca antes na história desse cosmos, dois santos barbudos se sentaram à mesma mesa para chegar a um acordo que melhore a vida do povo brasileiro", discursou o ex-presidente em exercício, enquanto tentava operar o milagre de ressurreição da CPMF. Em seguida, Lula atribuiu ao sucesso de seu governo o fato de não existirem furacões no Brasil. "Somos o país da eterna marolinha", repetiu, sorridente.

Contrariado, São Pedro despejou chuvas e trovoadas em São Bernardo do Campo para denunciar a atitude do ex-presidente. "Quanto mais eu rezo, mais assombração me aparece. Um social-comunista-cristão vem me oferecer blindagem na CPI em troca de um cargo no Ministério da Pesca. Tenha Santa Paciência!", relampejou o Sumo Meteorologista.

Após doze horas de intensas negociações, Lula conseguiu convencer São Pedro a retirar a nuvem negra que paira sobre a cabeça de José Dirceu.


####

É claro que pessoas que usem o cérebro para pensar, saberão que essa "noticia" é uma piada. Será?

A duvida fica, pois um sujeito tão repugnante tem seguidores; daquela espécie de seguidores que não querem realmente saber quem é o sujeito que o Partido manda apoiar. O Petê é uma religião de fanáticos; tão fanáticos que são capazes de negar a própria existência em favor do líder da vez.Lula já passou. No popular, Lula já era. Agora é a vez da Dilma; uma criação primeira de Marcio Thomaz Bastos que foi incorporada por Lula; aceita pela maioria do partido; trabalhada pelas pesquisas - pagas evidentemente -; divulgada pela NovImprensa e cuspida pelas incontroláveis URNAS ELETRÔNICAS.

Hoje fica difícil ouvir um pronunciamento da presidentE em exercício. São palavras desconexas que muitos psiquiatras diagnosticariam como ditas por alguém mentalmente não evoluído; pura maldade psiquiátrica; mentalmente involuídos são os que lhe dão crédito.
No tempo do presidente anterior, seus pronunciamentos causavam muitas reações - nenhuma positiva - mas causavam acima de tudo uma espécie de humor - sádico talvez - mas era até divertido ver a que ponto pode uma mente chegar; quanto de insanidade pode haver em quem "na boa" disse que Pelotas era polo exportador de viados. E os mais insanos foram os pelotenses que não o processaram.

Creio que nem o maior puxa saco do presidente anterior acreditava realmente no que ele dizia: seria preciso ter um QI muito abaixo dele para tanto, algo próximo da inteligência de uma ameba. O próprio Lula - creio eu - sabia e ainda sabe analisar bem os seus "seguidores". Ele pode ser tudo - de negativo - mas não é bobo. Então vejamos a classificação que Lula, provavelmente, faz dos seus "adeptos":

1 - Puxa sacos oportunistas.
Nessa categoria Lula sabe bem que existem aqueles que apenas querem se dar bem na vida e por isso o apoiaram desde o começo, mas Lula jamais lhes deu uma colocação de destaque. Nessa categoria estão o Trevisan e o Luis Nassif por exemplo. Trevisan, por conta própria (Será mesmo?), viajou ao exterior divulgando Lula logo após as eleições de 2002. Sempre cotado a assumir um ministério, jamais foi sequer convidado para tomar uma cachaça ou comer um churrasquinho na granja do torto. Já o Luis Nassif nunca foi cogitado a um ministério mas,  lá no fundo da sua alma vendida, certamente ele esperava ser indicado, nem que fosse para o Ministério do Puxa Saquismo.

2 - Puxa sacos ideologistas oportunistas.
Aqui se enquandram perfeitamente o Mino Carta. Puxa sacos do governo militar, critico do Lula mas, que mudou surpreendentemente assim que Lula subiu ao poder e, não coincidentemente o Brasil começou a cair. Quem diria que ele, o Mino,  pudesse ter dito em 1994:
-"O principal defeito de Lula é a laborfobia. Lula não é suficientemente aplicado. Ele teve tempo para aprender algumas coisas e não o fez. Por exemplo, a falar melhor, a organizar seu raciocínio de forma sintaticamente mais consistente. Isso teria implicado leituras, estudo. Mas, a julgar pelo Lula que está aí hoje, ele não se aplicou. O melhor mesmo para ele é bater uma caixa no bar da esquina tomando uma pinga com cambuci".

3 - Puxa sacos apenas ideologistas.
Esses até conseguiram ter uma oportunidade em ministérios mas a porção ladina os tirou fora rapidamente; como o Zé Dirceu, por exemplo. O Zé,  é claro não é um estrategista se o fosse não teria sido "Vencido pelo padeiro de Ibiúna em 68" (frase lapidar de Augusto Nunes), mas tem um know how incrível quando o assunto é cooptar e se houver algum incentivo monetário...Nessa categoria Dilma apareceu e por ser tão igual a Lula foi alçada à condição de sucessora. Mas foi determinante a indicação do então ministro da Justiça, Marcio Thomaz, este devidamente inserido na categoria a seguir.

4 - Puxa sacos idiotas
Embora seja difícil imaginar que Lula (e hoje a Dilma) sejam capazes de visualizar um idiota,  eles os conhecem - um fanho reconhece o outro - e a esses dão sempre uma oportunidade ministerial; como o Mantega, por exemplo. Em que outro lugar do mundo um sujeito que não consegue acertar as projeções de inflação e crescimento do PIB nos últimos dez anos estaria empregado por tanto tempo? São absolutamente necessários para o folclore político petralha; dão um certo ar de deboche sério. Nessa categoria se encaixa o Mercadante mas, ele teve que se expor idiotamente ao longo de oito anos para finalmente ter reconhecido o seu valor.


5 - Puxa Sacos Raivosos
Esses são praticamente o alicerce de todo governo petralha; sem eles, o que chamam de ideologia seria esquecido e tudo viraria um imenso buteco sem controle. Nessa categoria estão Marco Aurélio Top top , Gilberto Carvalho e Celso Amorim. É claro que lidar com eles é uma eterna aventura, digna de treinador de serpentes: a qualquer momento se passa de todo poderoso a vítima.


6 - Absolutamente Isentos, apartidários e necessários
Alguém pensou que existiu ou existirá alguém assim no governo? Se pensou assim você é sério candidato a Ministro. Cuidado.


Resumindo, o governo é formado - e apoiado - por toda espécie de ser humano (desculpem-me os verdadeiramente humanos que se ofenderam) mas, é condição indispensável que sejam puxa-sacos. Mas não é só; Lula cada vez mais se convence que é necessário não mais ao Brasil, mas ao mundo. Lula tem certeza de ser o ultimo grãozinho de sal do Mar Morto.




Nenhum comentário: