domingo, outubro 19, 2008

ELEIÇÕES, PESQUISAS E MENTIRAS

"Há 3 tipos de mentiras: mentiras, mentiras horríveis e estatísticas." Quem disse isso foi Benjamin Disraeli, um político inglês de mil oitocentos e Aracy de Almeida; eu vou dar uma chupada na frase e modificá-la para "mentiras, mentiras horríveis e as pesquisas". Evidentemente estou falando das pesquisas cabeça-de-bacalhau, muito próprias em nosso país (nosso??).

Vejamos pois:
Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta (15) mostra a candidata Marta Suplicy (PT) com 41% das intenções de voto, na liderança da disputa pela Prefeitura de São Paulo. Geraldo Alckmin (PSDB) aparece em segundo com 26%. Em seguida, estão Paulo Maluf (PP), com 9%, e Gilberto Kassab (DEM), com 8%. Soninha (PPS) aparece com 2% das intenções de voto. Portal UOL 15/08/2008 - 19h18


Quando as urnas foram abertas o resultado foi bem diferente das pesquisas fraudulentas e manipuladoras:

Kassab com 33% dos votos e Marta com 32%. Uma subida meteórica do Kassab: nada mais nada menos do que 25 pontos em dois dias? Não é claro, foi uma manipulação de dados - como diria o guru da Marta - Nunca dantes vista na história deshhhti paifff.


O PSDB tinha amplo conhecimento do erro absurdo da pesquisa acima, mesmo assim calou-se; o candidato também deveria saber e ficou quieto.

Estranhamente, no estado mais informatizado do país, a totalização dos votos começou a pipocar assim que o candidato do DEM deslanchava tranquilamente. É muito estranho, ou não?

Por falar em Mentiras, lembrei-me que nem sempre a modernidade significa avanço, pelo menos no Brasil; entao que tal um movimento para que voltemos ao velho século XX do voto escrito, no papel com a velha e boa caneta Bic?

Não que eu desconfie da lisura da urna eletrônica; é que eu não confio mesmo.

No país em que se falsificam até coices de Mulla
Só poderíamos mesmo ser governados por Lulla

Nenhum comentário: