domingo, abril 27, 2008

HERÓIS EXISTEM. EXISTEM?




“Heróis existem, nem sempre são grandes, fortes ou têm superpoderes. Não matam, mas morrem... Não usam disfarces nem máscaras... Não têm identidade secreta, nem têm nada a esconder de ninguém... Aparecem sempre quando a gente acha que não há mais como escapar. E resolvem tudo!”. (Texto da Publicidade do TSE)


Os heróis apresentados na publicidade do TSE (YouTube) são:

Vinícius de Moraes, Ulsses Guimarães, Osmar Santos, Wladimir Herzog, Betinho e Henfil. Há ainda um anônimo pixando um muro com um "Abaixo a Ditadura". Numa das versões do comercial, quem narra é Antonio Abujamra, um dos que assinaram o manifesto em apoio a José Dirceu (aqui), em outra versão o narrador é - ou parece ser - uma criança de uns quatro ou cinco anos.


E por quê esses personagens são heróis?

Se esmiuçarmos toda a biografia do doutor Ulysses, poderemos encontrar um sem número de qualidades e outro tanto - talvez maior - de defeitos, mas ninguém certamente encontrará algum fato que o credencie a ser herói.

Vinícius de Moraes foi herói quando? Que grande ato de bravura ou coragem o credencia a ser herói? Um bon-vivant-comunista-consumidor-do-bom-scotch não pode ser considerado um bravo.

Wladimir Herzog foi realmente um herói em que situação impar? Sua morte, querendo ou não, é cercada de muitas versões (*), mas só a versão daqueles que teimaram - e ainda teimam - em arrebentar a nossa fraca democracia prevaleceu.

Osmar Santos é ou foi herói em que ocasião? Se, pela bravura em sobreviver a um acidente que lhe paralisou parte de seus movimentos, concordamos todos. Mas, seria verdadeiramente um herói, se tivesse sobrevivido ao acidente sendo atendido em hospitais públicos.

Betinho e Henfil, irmãos de sangue e de ideologia, fizeram realmente o quê para serem heróis? O fato de terem o firme propósito de transformar o país num satélite da ex-Rússia, confere a esses personagens o título de heróis?

O ministro Marco Aurélio Mello, presidente do TSE, anda meio calado depois de ter opinado sôbre a deslavada campanha eleitoral, fora de hora e contra a lei, que vem promovendo o presidente da república. A publicidade "Heróis existem" paga com o dinheiro suado de cada um dos brasileiros - alienados ou não -, não condiz com a fala do Ministro, quando do lançamento do Guia do Eleitor Cidadão: “..[a sociedade].não é vítima, mas autora, responsável pelo dirigentes que temos e pelos políticos em geral”.

Caro Ministro Mello, se você aprovou a tal publicidade, prestou um grande desserviço ao país; se não aprovou, mas deixou veicular, então podemos esquecer que ainda exista esperança, num país cercado de tanta corrupção.

Senhor ministro, não me faça errar o seu nome e substituir o Mello por Garcia: sua progenitora não merece.


Um comentário:

Anônimo disse...

Tamos mal de hérois, heim!!!!!!!!!

Devemos agradecer por não terem colocado o Lamarca, Prestes, PC Farias...etc????????

Que nojo!!!!