sexta-feira, junho 15, 2007

Papo Cabeça, o Lamarca e o Lula




Papo de Aranha, papo cabeça, conversa de botequim ou três dedos de prosa num banco de praça; tanto faz. Quem como eu, mora numa cidade grande, sabe como é difícil conversar com estranhos. Ou falta-nos tempo ou falta-nos coragem de puxar uma conversa. 


Como se começa um "papo"? "Ô tempinho esquisito esse, não?". Corre-se o risco de ouvir um sonoro e monossilábico "É!" e tchau mesmo. Tomando uma cerveja dá para puxar um "papo de aranha", daqueles que surdo foge e mudo tem vontade de xingar, mas eu não bebo. O que dizer do vizinho de andar? Já morei em apartamento e durante dois anos nunca quem eram os moradores do mesmo andar. Hoje morando em casa, mal se é cumprimentado pelo vizinho. Talvez esse seja o motivo de estarmos num barco furado chamado Brasil: falta de "papo cabeça". 


Nem tudo está perdido. No ponto de ônibus, a senhora e seu marido aproximam-se e pedem para que eu faça sinal para a parada do coletivo. Por quê? Os motoristas não gostam de idosos. Jamais ficarão idosos. Encontraram a fonte da juventude.Suas mães e pais são jovens e serão assim eternamente. De repente, a conversa descambou para o Lamarca. O casal perdeu um filho num assalto empreendido pelo desertor Lamarca. Não houve nenhuma reparação por parte do Estado. O casal de idosos também não queria isso, queriam seu filho de volta, o único filho. O casal queria mesmo é ver a justiça condenando o "canalha" que tirou a vida de um jovem. Mesmo que essa condenação fosse após esse covarde ter morrido. 


Os canalhas morrem, mas no governo Nunca Antes visto, recebem condecoração, sobem de posto. Lamarca, traidor covarde que roubou armas do próprio quartel, desertou, matou, roubou poderia muito bem ficar no limbo da pútrida história escrita por aprendizes de comunista. O covarde assassino lutou contra uma ditadura querendo implantar outra. Foi herói ou assassino? Não importa.Mario Kozel Filho, soldado, vítima (entre tantos) desses insanos, perdeu a vida num ataque terrorista e sua família recebe por essa vida uma merreca. Kozel, de soldado que servia a pátria virou cabo depois de assassinado barbaramente.Lamarca que lutava contra a pátria, que servia ao Comunismo, virou coronel depois de matar muitos e sua mulher ganha hoje soldo de General.


É o Brasil da Era Lulla. É o escárnio. É a total inversão de valores. É o Relaxa e Goza de um governo estúpido. O casal de idosos detesta o Lulla. Eu também.


O ônibus? O casal perdeu uns três ou quatro, eu também, mas ficarmos num agradável "papo cabeça". Existem brasileiros que amam esse país como poucos. Eu tive o prazer de conhecer dois desses brasileiros, que mesmo com idade avançada, ainda acreditam em dias melhores.Sem o Lulla.

Nenhum comentário: