sexta-feira, março 31, 2006

AS CHARGES DO BLOGANDO FRANCAMENTE


AS CHARGES DO BLOGANDO FRANCAMENTE






























Desde o começo sempre aparecem nos Posts do “Blogando” as Charges de Roque Sponholz.

Por que o Roque? Simplesmente porque, como todo chargista, o Roque tem a sensibilidade do momento e, numa imagem, exprime mais do que muitas palavras.

A “bola da vez”, incontestavelmente, é a podridão que assola o pais, e portanto nada mais natural que as charges tenham integrantes do atual governo como “super-stars”.

Mas por que o Roque? Porque alem da sensibilidade, ele tem sido um “municiador” do Blogs espalhados pela Net; sem as frescuras de gente famosa que aparece em horário global puxando o saco da “gang”.

Roque Sponholz é um "fotografo" do cotidiano politico; um designer-arquiteto-chargista-cartunista e acima de tudo um bom brasileiro.

“....
"Meu pai me registrou como Roque Sponholz.Portando este é meu nome.
Sou uma porção de já fui e outras tantas de pretendo ser e continuar sendo.Já fui piá de andar descalço, estilingue no pescoço,na minha pequena grande Imbituva.Já mijei em vidro, que meu Vô Eduardo mandou para o laboratório de análises, como se fosse o mijo dele.(Claro que os médicos não o proibiram de continuar bebendo e comendo tudo o que lhe aprazia).Gosto de estudar. Ainda não consegui me livrar de universidades. Numa delas, a Federal do Paraná, em arquitetura e urbanismo me formei. E desde então, em outra,a Estadual de Ponta Grossa, ministro aulas de planejamento urbano para o curso de engenharia civil, e de desenho técnico para o curso de engenharia de alimentos.Já ganhei concursos de logomarcas, símbolos, cartazes,pinturas, cartuns, arquitetura e até de frases.Milito na Política, (com "P" maiúsculo), com mandato ou sem mandato, desde a infância.Atuei em diretórios acadêmicos, fui vereador, presidente de autarquias de habitação popular e urbanismo, e de pesquisa e planejamento urbano.Tive a satisfação de ser eleito por duas vezes presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de P. Grossa,a qual vi nascer, forte crescer e para a qual, criei sua logomarca, fiz seu projeto e construí sua sede.Em dezembro de 2005, completo 30 anos de exercício profissional,e nestes trinta, já projetei quase de tudo em arquitetura e urbanismo.com obras espalhadas por alguns estados.Exalto o traço do Loredano, o cérebro do Millôr, o trabalho e o caráter do mestre Niemeyer.Acho o automóvel a praga deste e do passado século.O transporte individual é o cancro de nossas cidades.Abomino áulicos e covardes.Sou criativo: Crio brigas, confusões e não fujo delas....Enfim, não tenho nada. Só tenho o que me falta.E o que me falta, é o que me basta.Sem lenço e sem documento, nada nos bolsos e só grafite nas mãos,eu quero seguir vivendo pelos campos, cidades, em pequenas ou grandes construções, caminhando, desenhando, projetando e seguindo a canção."



E, por fim, Roque colocou o “Blogando Francamente" nos links do seu site e nos presenteou com as três charges acima: Raul Jafet, dr.Samir Achôa e dr.Davi Zilbergeld Neto. E tenho dito. Parabéns ao Roque que ele merece (com todo o puxasaquismoexplicito)

Nenhum comentário: